Ponta Grossa 200 anos: Imigração e Descendência

Professora Inajara Machado Gonçalves, 5° ano B, Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg


Como parte integrante do projeto da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, valorizando sua cultura e seus contextos histórico e social, bem como contribuindo para a formação de alunos leitores críticos e participativos, os alunos do 5° ano B, orientados pela professora Inajara Machado Gonçalves trabalharam em sala de aula o tema “Imigrações e Descendências de Ponta Grossa”.

O projeto foi estruturado da seguinte maneira: primeiro a professora Inajara Machado Gonçalves trabalhou com os alunos o significado de imigração, processo de chegada de pessoas a países que não sejam os de origem, em seguida debatemos os motivos que desencadeiam esse processo e que estão associadas a esses deslocamentos, como a busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida, desastres naturais e situações climáticas extremas, crises políticas e socioeconômicas, e perseguições étnicas e religiosas. Assistimos alguns vídeos e lemos textos que serviram de suporte para esse momento de conversa e reflexão coletiva.

Em um segundo momento foi abordado especificamente a imigração no Brasil, que começou a partir de 1850 com o fim do tráfico de pessoas escravizadas, momento ímpar da história do nosso país em que o governo começa a estimular a vinda de imigrantes.

Para fechar esse momento de estudo foi abordado os imigrantes que vieram para a Região de Ponta Grossa: alemães, portugueses, ucranianos, italianos, bem como as características individuais de cada povo e suas contribuições culturais para nossa região, que se fazem presente na culinária, vocabulário e festejos populares.

Depois de encerrada essa parte teórica, entramos na fase prática do projeto em que os alunos do 5 ano B da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg, orientados pela professora Inajara Machado Gonçalves realizaram cartazes sobre os diferentes tipos de imigrantes que compõe nossa cultura, aproveitando o momento para trabalhar a diversidade e respeito pela singularidade de cada uma das etnias trabalhadas.

Nessa parte prática também foi proposto para que os alunos fizessem fantoches que representariam os imigrantes. Foi um momento lúdico, em que os alunos aliaram aprendizado e expressão artística.

A Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg realiza anualmente a feira cultural, em que todas as turmas realizam atividade de acordo com o tema predeterminado e depois são compartilhadas com a comunidade escolar. Neste ano de 2023 o tema da feira será “Lugar onde Vivo” para celebrar o bicentenário de nossa cidade.

A professora Inajara Machado Gonçalves avalia esse projeto sobre Imigrações e Descendências como sendo extremamente significativo para a aprendizagem e vivência alunos, os quais se mostraram entusiasmados e participativos. A professora fez a avaliação da aprendizagem durante todo o processo e pode observar que os alunos internalizaram os conceitos apresentados, tanto da parte histórica, bem como da parte de valores e respeito as diferenças.

Por fim, vale ressaltar que o projeto continua até o mês de setembro com outras atividades sobre o aniversário de 200 anos de Ponta Grossa.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhando o socioemocional na escola através do protagonismo infantil

Vocabulário Pontagrossense

Atividades de inclusão na escola