Vocabulário Pontagrossense
Professora Inajara Machado Gonçalves, 5° ano B. Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg
Em continuação aos trabalhos em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, valorizando sua cultura local e seus contextos histórico e social, os alunos do 5° ano B, da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg fizeram diversas atividades sobre o vocabulário pontagrosensse.
O projeto foi estruturado da seguinte maneira: Num primeiro momento fizemos um jogo para ver se os alunos conheciam as expressões próprias de nossa cidade, tais como: campiá, Crêendios pai, De revesgueio, De vereda, Fuque, Incebando, Ínôzá, Intertê, Japona, Judiá, Pescociá, Pestiado, Pexada, Podá, Pozá, Proziá, Resbalão, Sinalêro,
Trupicá,tropeçar, Vortiada, Vina, entre outras. Foi muito divertido ver as suposições sobre o significado das palavras que não conheciam.
Depois montamos um cartaz com ilustrações com os significados das expressões trabalhadas, que será exibido na Feira Cultural da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg, os alunos também construíram um jogo da memória com as palavras do vocabulário pontagrossense, o qual tiveram que usar de criatividade para expressar com desenhos as palavras estudadas. Por fim, os alunos foram desafiados a montar um texto empregando algumas das palavras do vocabulário de Ponta Grossa.
Em seguida, fizemos uma roda de conversa relembrando tudo o que estudamos sobre o tema Ponta Grossa 200 anos, os tópicos discutidos foram: História do município de Ponta Grossa, Cultura e eventos, pontos turísticos, vocabulário e costumes locais, espaços de vivências (ruas, moradias, praças, escolas), comércio da cidade e do bairro, esporte e imigração e descendências. A professora fez um cartaz das fotos da turma sobre nossas vivências do projeto e os alunos puderam relembrar as fases do nosso projeto.
Os alunos munidos dos aprendizados adquiridos e compartilhados, foram orientados a repassar para suas famílias, valorizando o cotidiano linguístico local e sendo de fundamental importância esse vínculo escola-família para a consolidação da aprendizagem e para o avanço da sociedade como um todo. Sendo assim, a professora Inajara Machado Gonçalves incentiva os alunos que em todas as suas atividades compartilhem o conhecimento aprendido com seu núcleo familiar. Esse método impacta consideravelmente na produtividade dos alunos.
A Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg realiza anualmente a feira cultural, em que os alunos realizam diversas atividades em sala (cartazes, acrósticos, pesquisas esculturas com material reciclável, mapas, maquetes), de acordo com o tema predeterminado e depois são compartilhadas com a comunidade escolar. Neste ano de 2023 o tema da feira será “Lugar onde Vivo” para celebrar o bicentenário de nossa cidade.
A professora Inajara Machado Gonçalves avalia essa etapa do projeto como sendo de enorme valia para os alunos, visto que trabalha com temas reais, que fazem parte do cotidiano da comunidade, os educandos se mostraram entusiasmados e confiantes, já que o projeto já passou por diversas fases e os alunos já estão familiarizados com o tema. Outra relevância que podemos citar é que é um projeto interdisciplinar, que abrange conteúdos de diversas áreas do saber.
Por fim, vale ressaltar que o projeto continua até o mês de setembro com outras atividades sobre o aniversário de Ponta Grossa.
Em continuação aos trabalhos em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, valorizando sua cultura local e seus contextos histórico e social, os alunos do 5° ano B, da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg fizeram diversas atividades sobre o vocabulário pontagrosensse.
O projeto foi estruturado da seguinte maneira: Num primeiro momento fizemos um jogo para ver se os alunos conheciam as expressões próprias de nossa cidade, tais como: campiá, Crêendios pai, De revesgueio, De vereda, Fuque, Incebando, Ínôzá, Intertê, Japona, Judiá, Pescociá, Pestiado, Pexada, Podá, Pozá, Proziá, Resbalão, Sinalêro,
Trupicá,tropeçar, Vortiada, Vina, entre outras. Foi muito divertido ver as suposições sobre o significado das palavras que não conheciam.
Depois montamos um cartaz com ilustrações com os significados das expressões trabalhadas, que será exibido na Feira Cultural da Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg, os alunos também construíram um jogo da memória com as palavras do vocabulário pontagrossense, o qual tiveram que usar de criatividade para expressar com desenhos as palavras estudadas. Por fim, os alunos foram desafiados a montar um texto empregando algumas das palavras do vocabulário de Ponta Grossa.
Em seguida, fizemos uma roda de conversa relembrando tudo o que estudamos sobre o tema Ponta Grossa 200 anos, os tópicos discutidos foram: História do município de Ponta Grossa, Cultura e eventos, pontos turísticos, vocabulário e costumes locais, espaços de vivências (ruas, moradias, praças, escolas), comércio da cidade e do bairro, esporte e imigração e descendências. A professora fez um cartaz das fotos da turma sobre nossas vivências do projeto e os alunos puderam relembrar as fases do nosso projeto.
Os alunos munidos dos aprendizados adquiridos e compartilhados, foram orientados a repassar para suas famílias, valorizando o cotidiano linguístico local e sendo de fundamental importância esse vínculo escola-família para a consolidação da aprendizagem e para o avanço da sociedade como um todo. Sendo assim, a professora Inajara Machado Gonçalves incentiva os alunos que em todas as suas atividades compartilhem o conhecimento aprendido com seu núcleo familiar. Esse método impacta consideravelmente na produtividade dos alunos.
A Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg realiza anualmente a feira cultural, em que os alunos realizam diversas atividades em sala (cartazes, acrósticos, pesquisas esculturas com material reciclável, mapas, maquetes), de acordo com o tema predeterminado e depois são compartilhadas com a comunidade escolar. Neste ano de 2023 o tema da feira será “Lugar onde Vivo” para celebrar o bicentenário de nossa cidade.
A professora Inajara Machado Gonçalves avalia essa etapa do projeto como sendo de enorme valia para os alunos, visto que trabalha com temas reais, que fazem parte do cotidiano da comunidade, os educandos se mostraram entusiasmados e confiantes, já que o projeto já passou por diversas fases e os alunos já estão familiarizados com o tema. Outra relevância que podemos citar é que é um projeto interdisciplinar, que abrange conteúdos de diversas áreas do saber.
Por fim, vale ressaltar que o projeto continua até o mês de setembro com outras atividades sobre o aniversário de Ponta Grossa.
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