Trabalhando o socioemocional na escola através do protagonismo infantil

Professora Elisangela Cristine da Silva Schenekenberg, 4º ano D. Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg.

A turma do quarto ano D iniciou desde o começo do ano, atividades de aprendizagem socioemocional, estas atividades foram realizadas através de dinâmicas, buscando desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole. Na sequência assistiram a videoaula com o tema: Vamos Ler e IMM apresentam as quatro emoções base, sendo: Tristeza, Medo, Raiva e Alegria, possibilitando a estes a compreensão e identificação de suas emoções, bem como a importância das reações adequadas diante de situações cotidianas.

Após a videoaula os alunos assistiram o filme “Divertidamente”, e, após discussão sobre este, refletiram sobre a importância de entender e gerenciar as suas emoções, estabelecendo e alcançando objetivos positivos em suas ações e sentimentos, demonstrando empatia pelos outros.

Para exercitar esse aprendizado foi criado o diário como atividade sugerida pela videoaula, e um termômetro das emoções. Todos os dias os alunos apontam no termômetro suas emoções, no início das aulas, registrando no seu diário, através de adesivos como se encontra seu estado emotivo naquela data, após o registro com o adesivo, o educando relata o motivo pelo qual sente-se de tal forma, e, no final de cada mês há o preenchimento de um gráfico e, posteriormente, realiza-se a análise e reflexão das emoções apresentadas. Esse diário será preenchido até final do ano, seguindo com demais dinâmicas e atividades para enriquecer esse processo de aprendizagem socioemocional.

Esse estudo ajudou os alunos a estabelecerem e manterem relacionamentos positivos, associado à tomada de decisões responsáveis, conhecendo mais de si mesmo e dos outros.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vocabulário Pontagrossense

Atividades de inclusão na escola