Horta na escola: interdisciplinaridade e protagonismo infantil

Professora Elisangela Cristine da Silva Schenekenberg, 4º ano D. Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg.

Através da “Horta na escola” objetivou-se a realização do trabalho pedagógico de forma interdisciplinar possibilitando o engajamento e protagonismo dos educandos no processo de construção do conhecimento, pois os alunos do 4º ano demonstraram considerável interesse investigativo na plantação de amendoim. Com base na BNCC o aluno tem que exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, de forma a investigar causas, elaborar e testar hipóteses.

Para exercitar esse interesse as aulas iniciaram na horta: do plantio a colheita do amendoim e na sala de aula com o estudo dos objetos de conhecimento: gênero textual, medidas de grandezas e artes visuais. Segundo Campos e Nigro (2010) os alunos motivados têm muita curiosidade.

As aulas seguiram as seguintes etapas: o plantio, o regar, a colheita, a secagem, a observação, o manuseio do amendoim, a pesquisa do que poderia ser feito com o ingrediente principal, leitura da receita e características do gênero textual e a produção artística com a casca do amendoim.

Os resultados alcançados foram percebidos por meio das observações e atividades realizadas na horta e na sala de aula, sendo possível verificar o avanço no processo da construção do conhecimento dos educandos e o protagonismo infantil aplicado em suas casas, realizando a receita e autonomia nas aulas.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhando o socioemocional na escola através do protagonismo infantil

Vocabulário Pontagrossense

Atividades de inclusão na escola